terça-feira, 15 de agosto de 2017

NOTA ABORDA SOBRE O DESPEJO DO GAPA/RS DE SUA SEDE EM PORTO ALEGRE




“É na soma das lutas dos excluídos que a força se faz e as mudanças acontecem.”
(Domiciano Siqueira)

A ABORDA (Associação Brasileira de Redução de Danos) se manifesta solidariamente aos membros do GAPA/RS, diante do difícil momento que a instituição passa. Acompanhamos atentos o desenrolar dos fatos, fruto do descaso com a saúde pública e do desmonte das políticas de enfrentamento a Aids no Rio Grande do Sul.

A perda da sede, ocorrido no final de semana, ilustra a perda do protagonismo que o RS teve nas décadas de 1990 e início dos anos 2000 com a implementação de políticas que uniam ações de prevenção e cuidado ao HIV/Aids e promoção de estratégias de redução de danos ao uso problemático de álcool e outras drogas. Infelizmente tais serviços estão hoje desativados e esta paralisação certamente contribuiu para o crescimento de novos casos de Aids, elevando o estado, e a capital Porto Alegre, a um dos maiores patamares do Brasil.

Estamos juntos redutores e redutoras de danos do Brasil na luta por uma saúde pública eficiente e humana, na consolidação de políticas de inclusão pautadas nos Direitos Humanos, no somatório de forças dos movimentos que se pautam no controle social e na garantia de conquistas.

Nossa solidariedade ao GAPA/RS e nosso repúdio ao Governo do estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre, pela falta de sensibilidade diante de uma problemática que exige parcerias e apoios.

Diretoria e mobilizadores da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA).


http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/simbolo-do-ativismo-contra-a-aids-sede-do-gapa-e-fechada-em-porto-alegre.ghtml

0 comentários:

Postar um comentário