segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

NOTA DE APOIO



A Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) -rede que há vinte anos congrega profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores e ativistas com atuação voltada para aos direitos humanos e a busca de qualidade de vida de usuárias e usuários de drogas, vem por meio desta nota se solidarizar e manifestar apoio ao professor aposentado Elisaldo Luiz de Araujo Carlini, criador do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Aos 88 anos, o professor foi convocado para se apresentar numa Delegacia de Polícia visando prestar esclarecimentos sobre o 5º Congresso Maconha – Outros Saberes, realizado em maio do ano passado. A corregedora dos presídios da região de Campinas acionou o Ministério Público, a fim de abrir investigação sobre possível “ apologia ao uso de drogas”, pela participação de um detento no evento, que usou o indulto de dia das mães para tal após negativa de solicitação formal feito pela organização da atividade.

Mesmo não havendo decisão sobre instalação de um inquérito, o fato em si revela uma violência contra uma referência ao antiproibicionismo no Brasil e reforça o clima de instabilidade de “ Estado de exceção” que estamos vivendo atualmente em nosso país. A perseguição a grupos socialmente vulneráveis, a criminalização de pensamentos e o cerceamento ao redor de lideranças de um ideário de vanguarda tem sido as características dos tempos atuais. A onda inquisitória avança em todos os lados e, infelizmente, atinge parte do Ministério Público que tem histórico de garantia de direitos em diversas situações.

Esperamos que o processo não prospere e reafirmamos nossa posição de luta pela liberdade de pensamentos, pelo avanço da ciência em busca de mais saúde e felicidade, pelo respeito solidário aos que primeiro pautaram estas questões, e hoje trazem luzes a uma realidade, e principalmente de resistência e mobilização contra qualquer tentativa de silenciamento ou preconceito em relação as nossas bandeiras.

Diretoria e Associados da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA)



0 comentários:

Postar um comentário